quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Gestão por Resultados: quais são os benefícios reais obtidos quando decidimos por este modelo de gestão?


"Podemos dizer que eficiência é ser eficaz usando o mínimo possível de recursos, tem foco no processo e nos recursos aplicados, visando, por exemplo, reduzir custos. Já a eficácia tem foco no produto, no resultado obtido, podendo trazer como benefício um lucro maior"

Você já pensou nos Benefícios gerados à Você, sua Empresa e sua Equipe caso seja adotada uma Gestão focada na Avaliação por Resultados e o justo reconhecimento do seu trabalho através da Meritocracia?

Você é capaz de elaborar, monitorar e avaliar o desempenho através de:
  • Indicadores de Eficiência
  • Indicadores de Eficácia
  • Indicadores de Capacidade
  • Indicadores de Produtividade
  • Indicadores de Qualidade
  • Indicadores de Lucratividade
  • Indicadores de Rentabilidade
  • Indicadores de Competitividade
  • Indicadores de Efetividade
  • Indicadores de Valor
Você já percebeu que em nosso atual Universo Corporativo predomina a competitividade e que a busca, incessante, pela excelência é o que de fato está fazendo a diferença?

Atualmente, o grande desafio dos profissionais de gestão é manter um sistema que seja capaz de fornecer informações úteis, objetivas, precisas, justas, claras, acessíveis e que facilitem o sempre delicado processo de Tomada de Decisão.

Então, que tal utilizarmos os indicadores de desempenho para avaliar, com suficiente antecedência, se conseguiremos atingir ou não, os objetivos nos permitindo assim, agir de forma proativa, organizada e planejada para corrigir os desvios detectados?

E também, os Indicadores:

Disponibilizam a informação que o gestor necessita sobre cada etapa do processo;
Proporcionam maior exatidão na tomada de decisão pelo gestor;
Tem por objetivo trazer mais eficiência e eficácia aos processos;
Trazem mais rapidez, melhor compreensão e transparência ao se divulgar resultados;
Indicadores de desempenho se tornam a medida da excelência da empresa;
Permitem a criação de um "dashboard" com todas as informações disponíveis de forma panorâmica;
Permitem que as Promoções e Premiações sejam conquistadas pela Meritocracia.



É muito importante nos atentarmos para a correta aplicação de metodologias que realmente agregarão valor as pessoas e aos processos produtivos e gerenciais. Metodologias que proporcionarão maior assertividade nas Tomadas de Decisão e que direcionarão centralizadamente o foco da Empresa para a conquista de uma Cultura de Meritocracia, onde a Medição de Resultados através de dados comparativos, será o principal Propósito da organização.

Ao Definirmos quais serão os Indicadores de Desempenho (KPI - Key Performance Indicator) que nos proporcionarão um visão ampla de como os resultados dos processos atuais estão se comportando, qual é o Grau de comprometimento das equipes com as Metas estipuladas e qual é a metodologia mais eficiente à ser aplicada de modo a facilitar a alimentação do banco de dados com os números gerados através dos cálculos dos Índices.

Com a definição e correta seleção de Indicadores você garante:

  • Melhor Visibilidade através do Diagnóstico real do processo e da identificação acertada dos pontos fortes que deverão ser mantidos e dos pontos fracos que deverão ser eliminados através de programas de capacitação e treinamento;
  • Capacidade de Avaliação estratégica: Dados reais para a comparação com dados do setor ou de concorrentes;
  • Aumento do controle dos processos a partir da comparação dos padrões de desempenho do mercado com os padrões estabelecidos pela empresa.
  • Melhorias na Identificação do impacto de ações para o o desempenho do processo através da comparação com as metas definidas;
  • Mais Motivação devido ao maior envolvimento das pessoas para o alcance dos objetivos e metas, permitindo ao colaborador obter um retorno imparcial e objetivo sobre o seu próprio desempenho;
  • Segurança para a Implantação de estratégias pois a prática constante das metodologias direcionam as pessoas à refletirem sobre: as relações de causa e efeito, custo e benefício e as reais implicações causadas naos resultados devido as estratégias vigentes que foram definidas pela alta diretoria da empresa.

Conceitos importantes para o Desenvolvimento e Seleção de Indicadores, Clique aqui para acessar...

Este Artigo encontra-se em desenvolvimento contínuo até que o conteúdo apresente a possibilidade de oferecer a você todas as técnicas, ferramentas, metodologias e conceitos sobre o assunto.

Se Você deseja contribuir com informações técnicas relativas ao assunto, envie-nos o seu conteúdo técnico em texto eletrônico para: sosdoengenheirocivil@gmail.com

Veja também:


Um conteúdo excelente para você otimizar radicalmente os resultados dos seus Projetos. Regras importantes e necessárias para o PMP, Gerente ou Residente que está precisando aumentar o seu grau de conhecimento e desempenho em Gerenciamento de Projeto:







Atividades Essenciais para o Início de uma Obra




Se este Canal foi Útil à Você, colabore para que estas informações cheguem a outros Colegas de Profissão que poderão estar precisando de uma Ajuda também. 
Siga-nos e divulguem para os Colegas no Google + e também na Página do SOS do Engenheiro Civil no Facebook através do Link https://www.facebook.com/sosdoengenheirocivil 



Saudações & Sucesso,


Blog patrocinado pela PLANORDICON Engenharia, Gerenciamento e Qualidade