Conceitos gerais sobre indicadores de desempenho de processos
1. Mas para que precisamos dessas informações?
Uma organização que mede sistematicamente seu desempenho pode realizar rapidamente intervenções, à medida que ocorrem flutuações de processo. Com base nas informações geradas, os usuários podem avaliar o desempenho de equipes, atividades, processos e gestão, para tomar decisões e executar ações que irão melhorar o desempenho da organização.
Portanto, podemos concluir que é com base nas informações transmitidas por indicadores que dirigentes tomam decisões (ou deveriam tomar). Ainda, com base em indicadores, ENAP organizações adquirem fundamentos para reorientar suas iniciativas e ações. Organizações aprendem o que gera resultados desejáveis e onde os recursos são melhor ou pior investidos.
Também com base em indicadores, é possível identificar e, quem sabe, até reconhecer o bom desempenho de unidades, departamentos, setores ou iniciativas. Por fim, a alta direção pode, com base em indicadores, comunicar suas expectativas.
Resumindo, um sistema de medição de desempenho tem como intuito servir de base para:
• analisar problemas estratégicos de forma proativa, antes que desvios ocorram;
• apoiar a busca de novos caminhos estratégicos para a organização;
• apoiar a tomada de decisão;
• apoiar o aprendizado da organização;
• reconhecer a dedicação coletiva;
• comunicar as estratégias e as prioridades da alta direção e dos gestores.
2. Quais são os atributos que devemos considerar para a seleção de Indicadores?
- Utilidade: O indicador comunica a intenção do objetivo, demostra o que a organização espera de sua força de trabalho e é útil aos tomadores de decisão?
- Representatividade: O indicador representa fielmente o que se deseja medir? Exemplificando, se um sistema de planejamento de uma instituição possui objetivos estratégicos, cada objetivo pode ter um ou mais indicadores. A representatividade é o atributo de proximidade de significado e de abrangência do indicador em relação ao objetivo.
- Confiabilidade metodológica: Os métodos de coleta e processamento do indicador são confiáveis?
- Confiabilidade da fonte: A fonte de dados fornece o indicador com precisão e exatidão?
- Disponibilidade: É possível e fácil coletar os dados necessários para calcular o indicador?
- Economicidade: Quanto custa utilizar, monitorar e avaliar o indicador? A relação entre os custos de obtenção e os benefícios decorrentes do uso do indicador deve ser favorável.
- Simplicidade de Comunicação: O público que irá ver e utilizar o indicador o entenderá com facilidade?
- Estabilidade: Uma série de medições do indicador permite monitoramentos e comparações coerentes, com mínima interferência de variáveis externas?
- Tempestividade: O indicador obtido é decorrente de informações atuais? O indicador pode ser obtido em tempo hábil para o seu uso?
- Sensibilidade: Variações no processo (decorrentes ou não de intervenções intencionais) refletem-se no resultado do indicador?
3. Conceitos para desenvolvimento e estruturação da Planilha de Indicadores
Veja também:
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Atividades Essenciais para o Início de uma Obra
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