quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Mudanças Estratégicas: Sim, é perfeitamente possível diminuir Riscos e realizar Mudanças com Sucesso


Para Realizar Mudanças Profundas que, realmente, trarão bons Resultados ao seu negócio, é Fundamental Planejar todos os Passos e Prever o máximo possível de Riscos que poderão ocorrer. 

Estas recomendações, também servem para você aliviar a tensão, diminuir a insegurança, evitar as surpresas e aumentar, sensivelmente, as suas chances de Sucesso na condução do seu Projeto. 

Portanto, quando decidir pela realização de Mudanças Vitais e/ou Estratégicas para a sobrevivência do seu Projeto, Comunidade, Associação, Negócio ou Empresa, seria muito prudente, refletir sobre as dicas oferecidas abaixo 👇  

1. Elaborar uma EAP (WBS) até a linha dos Pacotes de Trabalho e um Descritivo Completo para cada Cargo que estará envolvido na realização do Projeto. Este Descritivo deve, necessariamente, conter os requisitos mínimos, as atividades, Deveres e Responsabilidades para cada função, tudo descrito de forma Clara, Acessível e Objetiva;

2. Desenvolver um Cronograma Macro junto aos Clientes Internos e Externos (Stakeholders) e, se possível, junto com o principal Patrocinador (Sponsor).

Em seguida, desenvolver o Cronograma Detalhado junto com os Líderes das equipes responsáveis pelo Planejamento e Execução do Projeto (discutir profundamente sobre as estimativas de prazo de cada atividade e quais serão as relações entre as atividades, predessessoras e sucessoras;

3. Pensar nos Riscos e o que será feito caso algum deles ocorra;

Estabelecer Objetivos e Metas arrojadas porém Atingíveis, ou seja, possíveis de serem Realizadas dentro dos Recursos Materiais e Humanos disponíveis na Empresa e quais poderão ser Aportados para o Projeto;


4. Definir os Cargos, Atribuições e Responsabilidades de cada um dos Colaboradores que serão Treinados, Motivados e Capacitados para cumprir com Entusiasmo, Inteligência, Foco, Fidelidade e Comprometimento as suas Atividades Diárias e por fim, Elaborar, Acompanhar de Perto para prestar Apoio e Avaliar somente "em cima" dos Resultados, tomando como base para as avaliações, os Indicadores de Desempenho e Produtividade;

5. Planejar e Promover uma Comunicação entre os Stakeholders, Parceiros (Clientes Internos e Externos) e os Líderes Envolvidos na Realização Direta das Atividades que seja Abrangente, Direcionada, Eficiente, Eficaz, Clara e, extremamente, Objetiva;

6. Desenvolver um Plano Claro e Definido de Premiacão Variável de Acordo com os Resultados Atingidos levando em consideração os fatores de Comprometimento, Assertividade, Engajamento e. Superação das Metas de Prazo, Qualidade, Custo e Segurança;

7. Desenvolver um Plano de Carreira Claro e Definido com o objetivo de Estimular o Crescimento Profissional e a Capacitação Técnica dentro da Empresa.
"O Sucesso dos seus Sonhos e dos seus Projetos depende, prioritariamente, da conscientização de todos, de que, o principal Investimento de uma empresa, é o tratamento dado as Pessoas e os Recursos destinados a elas pois, como citado pelo nobre Eng. Ricardo Vargas:
"Os Projetos nascem para dar errado e eles darão errado naturalmente! No entanto, o que fará a grande diferença para ele alcançar o Sucesso é, única e exclusivamente, a Energia aplicada à ele pelas pessoas que a empresa acolheu, incluiu, treinou, incentivou, capacitou, orientou, acompanhou de perto e, principalmente, conseguiu engajá-las aos compromissos e responsabilidades das suas Funções".
O respeito a individualidade e o destaque para as qualidades de cada membro da equipe trará, certamente, o almejado diferencial.


Saudações & Sucesso,

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Arquiteto Vilanova Artigas: por que contratar um Arquiteto?


Nesta carta enviada pelo Arquiteto João Batista Vilanova Artigas ao seu Cliente, ele descreve de maneira clara e objetiva,  a importância da contratação de um Arquiteto para a execução de um projeto.

Carta ao cliente

Confesso que não me assustei muito ao ler sua carta contando o resultado da conferência para autorização de um projeto para o São Lucas. Estas coisas acontecem sempre porque, por falta de costume, quem constrói, nem sempre avalia o plano de como deveria fazê-lo. Se eu insisto em aconselhá-lo mais uma vez para que consiga um arquiteto para dirigir os trabalhos de seu hospital, não é somente porque desejo muito trabalhar para um hospital modelo, mas porque, e principalmente porque, não posso crer que uma obra, da importância da sua, possa nascer sem estudo prévio. É vezo brasileiro fazer as coisas sem plano inicial perfeitamente elaborado; quando se pergunta sobre como ficarão estes e aqueles pormenores, a resposta é sempre a mesma: Ah! Isso depois, na hora, veremos.

Assim fazem-se as casas, os prédios, as cidades; nesse empirismo vive a lavoura, a indústria e o próprio governo. O planejamento, mercadoria altamente valorizada em todo mundo para qualquer realização, não encontrará entre nós o ambiente propício enquanto nós moços não nos capacitarmos da sua necessidade imprescindível. 

Poderia continuar conversando com você sobre a grande vantagem de planejar com antecedência, até amanhã, sem esgotar todos os argumentos e provavelmente terminaria por dizer que é até demonstração de patriotismo e inteligência. Mas com isso não convenceríamos ninguém; talvez muito mais vantajoso seria confinar a discussão entre os limites das vantagens particulares, individuais de aplicar o método. Então vejamos. 

A pergunta é sempre a mesma:

 -”que vantagem poderíamos ter em gastar CR$ 65.000,00 em um projeto somente? O projeto não é o prédio, muito pelo contrário, somente uma despesa a mais! 

Contratando a construção, o projeto viria de graça, feito pelo próprio construtor e nós economizaríamos 5% sobre o valor do prédio. Com esses 5%, no caso de querermos gastá-lo, até poderíamos melhorar algumas condições do edifício, enriquecer alguns materiais, etc.

Garanto que os argumentos acima lhe foram expostos mais de uma vez. São o que sempre vejo utilizando-os em ocasiões como essa e jamais mudam! São também os mais fáceis de rebater e os menos inteligentes.














quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Gerenciamento das Partes Interessadas: Cinco maneiras de melhorar a comunicação entre coordenadorias e gerências

Obra: Casa do Pão localizada no subsolo da Básilica de Nossa Senhora de Aparecida

Até pouco tempo, para a pergunta "O que motiva você a trabalhar?" haviam poucas respostas.

Porém, hoje em dia, além de Dinheiro, aparecem com frequência, respostas como:  Significado, Possibilidade de Criação, Desafio, Orgulho, Estabilidade, Dignidade etc.

O que esses Motivos teriam em comum? 

Para que eles estejam presentes na empresa, todos dependem do papel estratégico do líder.

O líder não pode ser apenas um delegador de tarefas, ele precisa motivar, inspirar e engajar sua equipe.

Nesse sentido, a liderança situacional desempenhada, sobretudo, por coordenadorias, é essencial para o sucesso das empresas. 

É com o auxílio dos coordenadores que as ações e a comunicação interna da empresa poderão acontecer. 

Portanto, para que os coordenadores possam desenvolver bem essas tarefas, eles também devem ser motivados e incentivados a terem sempre um canal aberto para se comunicarem com seus gestores.

A importância da comunicação entre coordenadorias e gerências:

Os gerentes devem manter os coordenadores informados sobre a missão, visão, princípios valores da empresa, seus objetivos, metas, novas estratégias e ações externas (voltadas ao cliente final) e internas (voltadas aos colaboradores).

É, de certa maneira, um efeito cascata: se o coordenador desconhecer essas informações, não poderá repassá-las à equipe ou orientá-las para que se cumpra os objetivos da empresa, o que poderá levar a organização para obter resultados desastrosos.

Cinco maneiras de melhorar a comunicação entre coordenadorias e gerências:

1) Desenvolva a habilidade de ouvir: em texto bastante conhecido, Rubem Alves diz que todos querem aprender a falar, mas que ninguém quer aprender a ouvir. 

Às vezes as pessoas até ouvem, mas sem prestar a devida atenção ou reflexão sobre o que está sendo dito. 

A escutatória, nesse contexto, seria o escutar atento e reflexivo sobre o que o outro está falando (por meio das palavras e, também, da linguagem não verbal). 

O gerente deve ouvir com atenção e respeito seus coordenadores, eles têm contato mais direto com as equipes e certamente terão informações bastante relevantes que, talvez, de outra forma, não chegariam ao conhecimento dos gerentes.

2) Facilite o diálogo: a empresa deve difundir uma política de facilitação do diálogo entre gerentes e coordenadores, de modo que estes sintam-se à vontade para interagir, perguntar, dividir e confiar nas lideranças. 

Não é suficiente apenas repassar informações, é preciso abrir espaço para que os coordenadores tirem suas dúvidas e contribuam com sugestões. Com isso, certamente, surgirão novas ideias e possibilidades de inovação para a empresa.

3) Seja transparente: uma comunicação transparente é essencial para o sucesso da relação entre coordenadorias e gerências. 

Um diálogo permeado pela postura profissional e pela transparência podem gerar ótimos resultados.

4) Dê feedback: todo o funcionário, independente do seu cargo, tem o desejo e a necessidade de receberem feedback, de saberem como estão sendo avaliados, quais são os seus pontos fortes e o que eles devem melhorar. 

Com os coordenadores, não é diferente; eles precisam de feedbacks constantes. 

No entanto, não faça com que esse momento seja apenas uma enumeração de qualidades e defeitos, dê exemplos, faça elogios e apresente sugestões de melhoria. 

As coordenadorias também devem ser ouvidas e solicitadas para que forneçam o seu feedback sobre o desempenho da gerência.

5) Priorize a comunicação "cara à cara": os meios eletrônicos facilitam muito, porém, para desenvolver bons relacionamentos e uma comunicação mais efetiva, a conversa presencial ainda é a mais efetiva.

Em resumo, a adoção de uma boa Política de Comunicação Interna é essencial para o sucesso da empresa pois promove motivação e satisfação aos colaboradores. 

No entanto, para que isso ocorra, é vital que a comunicação entre coordenadorias e gerências tenha qualidade e ocorra sem ruídos.
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Saudações & Sucesso Sempre,


Blog patrocinado pela PLANORDICON Engenharia, Gerenciamento e Qualidade