![]() |
Obra: Casa do Pão localizada no subsolo da Básilica de Nossa Senhora de Aparecida |
Até pouco tempo, para a pergunta "O que motiva você a trabalhar?" haviam poucas respostas.
Porém, hoje em dia, além de Dinheiro, aparecem com frequência, respostas como: Significado, Possibilidade de Criação, Desafio, Orgulho, Estabilidade, Dignidade etc.
O que esses Motivos teriam em comum?
Para que eles estejam presentes na empresa, todos dependem do papel estratégico do líder.
O líder não pode ser apenas um delegador de tarefas, ele precisa motivar, inspirar e engajar sua equipe.
Nesse sentido, a liderança situacional desempenhada, sobretudo, por coordenadorias, é essencial para o sucesso das empresas.
É com o auxílio dos coordenadores que as ações e a comunicação interna da empresa poderão acontecer.
Portanto, para que os coordenadores possam desenvolver bem essas tarefas, eles também devem ser motivados e incentivados a terem sempre um canal aberto para se comunicarem com seus gestores.
A importância da comunicação entre coordenadorias e gerências:
Os gerentes devem manter os coordenadores informados sobre a missão, visão, princípios valores da empresa, seus objetivos, metas, novas estratégias e ações externas (voltadas ao cliente final) e internas (voltadas aos colaboradores).
É, de certa maneira, um efeito cascata: se o coordenador desconhecer essas informações, não poderá repassá-las à equipe ou orientá-las para que se cumpra os objetivos da empresa, o que poderá levar a organização para obter resultados desastrosos.
Cinco maneiras de melhorar a comunicação entre coordenadorias e gerências:
1) Desenvolva a habilidade de ouvir: em texto bastante conhecido, Rubem Alves diz que todos querem aprender a falar, mas que ninguém quer aprender a ouvir.
Às vezes as pessoas até ouvem, mas sem prestar a devida atenção ou reflexão sobre o que está sendo dito.
A escutatória, nesse contexto, seria o escutar atento e reflexivo sobre o que o outro está falando (por meio das palavras e, também, da linguagem não verbal).
O gerente deve ouvir com atenção e respeito seus coordenadores, eles têm contato mais direto com as equipes e certamente terão informações bastante relevantes que, talvez, de outra forma, não chegariam ao conhecimento dos gerentes.
2) Facilite o diálogo: a empresa deve difundir uma política de facilitação do diálogo entre gerentes e coordenadores, de modo que estes sintam-se à vontade para interagir, perguntar, dividir e confiar nas lideranças.
Não é suficiente apenas repassar informações, é preciso abrir espaço para que os coordenadores tirem suas dúvidas e contribuam com sugestões. Com isso, certamente, surgirão novas ideias e possibilidades de inovação para a empresa.
3) Seja transparente: uma comunicação transparente é essencial para o sucesso da relação entre coordenadorias e gerências.
Um diálogo permeado pela postura profissional e pela transparência podem gerar ótimos resultados.
4) Dê feedback: todo o funcionário, independente do seu cargo, tem o desejo e a necessidade de receberem feedback, de saberem como estão sendo avaliados, quais são os seus pontos fortes e o que eles devem melhorar.
Com os coordenadores, não é diferente; eles precisam de feedbacks constantes.
No entanto, não faça com que esse momento seja apenas uma enumeração de qualidades e defeitos, dê exemplos, faça elogios e apresente sugestões de melhoria.
As coordenadorias também devem ser ouvidas e solicitadas para que forneçam o seu feedback sobre o desempenho da gerência.
5) Priorize a comunicação "cara à cara": os meios eletrônicos facilitam muito, porém, para desenvolver bons relacionamentos e uma comunicação mais efetiva, a conversa presencial ainda é a mais efetiva.
Em resumo, a adoção de uma boa Política de Comunicação Interna é essencial para o sucesso da empresa pois promove motivação e satisfação aos colaboradores.
No entanto, para que isso ocorra, é vital que a comunicação entre coordenadorias e gerências tenha qualidade e ocorra sem ruídos.
Participe desta Corrente, Siga-nos e divulguem para os seus Colegas através do Google + e também, convide-os para seguir a Página do SOS do Engenheiro Civil no Facebook através do Link https://www.facebook.com/sosdoengenheirocivil
Blog patrocinado pela PLANORDICON Engenharia, Gerenciamento e Qualidade