Gerenciamento das Partes Interessadas: Cinco maneiras de melhorar a comunicação entre coordenadorias, diretorias, clientes e gerências

Obra: Casa do Pão localizada no subsolo da Básilica de Nossa Senhora de Aparecida

Até pouco tempo, para a pergunta: "o que o motiva a trabalhar?" havia pequena variedade de respostas disponíveis.
Hoje em dia, além do dinheiro, aparecem com frequência respostas como significado do trabalho, possibilidade de criação, desafios e orgulho.
Além de serem intangíveis, o que esses motivos têm em comum? Para que eles estejam presentes na empresa, todos dependem do papel estratégico do líder.

O papel do líder nas organizações:

O líder não pode ser apenas um delegador de tarefas, ele precisa motivar, inspirar e engajar sua equipe.
Nesse sentido, a liderança situacional desempenhada, sobretudo, por coordenadorias, é essencial para o sucesso das empresas. É com o auxílio dos coordenadores que as ações e a comunicação interna da empresa poderão acontecer. E para que os coordenadores possam desenvolver bem essas tarefas, eles também devem ser motivados e incentivados a terem sempre um canal aberto para se comunicarem com seus gestores.

A importância da comunicação entre coordenadorias e gerências:

Os gerentes devem manter os coordenadores informados sobre a missão, visão e valores da empresa, seus objetivos, metas, novas estratégias e ações externas (voltadas ao cliente final) e internas (voltadas aos funcionários).

É, de certo modo, um efeito cascata: se o coordenador desconhecer essas informações, não poderá repassá-las à equipe ou orientá-la para que se cumpra os objetivos da empresa, o que poderá levar a organização a resultados desastrosos.

Cinco maneiras de melhorar a comunicação entre coordenadorias e gerências:

1) Desenvolva a escutatória: em texto bastante conhecido, Rubem Alves diz que todos querem aprender a falar, mas que ninguém quer aprender a ouvir. Às vezes as pessoas até ouvem, mas sem prestar a devida atenção ou reflexão sobre o que está sendo dito. A escutatória, nesse contexto, seria o escutar atento e reflexivo sobre o que o outro está falando (por meio das palavras e, também, da linguagem não verbal). O gerente deve ouvir com atenção e respeito seus coordenadores, eles têm contato mais direto com as equipes e certamente terão informações bastante relevantes que, talvez, de outra forma, não chegariam ao conhecimento dos gerentes.

2) Facilite o diálogo: a empresa deve ter política de facilitação do diálogo entre gerentes e coordenadores, de modo que estes sintam-se à vontade para interagir, perguntar, dividir e confiar nas lideranças. Não é suficiente apenas repassar informações, é preciso abrir espaço para que os coordenadores tirem suas dúvidas e contribuam com sugestões. Com isso, certamente, surgirão novas ideias e possibilidades de inovação para a empresa.

3) Seja transparente: uma comunicação transparente é essencial para o sucesso da relação entre coordenadorias e gerências. Um diálogo permeado pela postura profissional e pela transparência podem gerar ótimos resultados.

4) Dê feedback: todo o funcionário, independente do seu cargo, tem o desejo e a necessidade de receberem feedback, de saberem como estão sendo avaliados, quais são os seus pontos fortes e o que eles devem melhorar. Com os coordenadores, não é diferente; eles precisam de feedbacks constantes. No entanto, não faça com que esse momento seja apenas uma enumeração de qualidades e defeitos, dê exemplos, elogios e apresente sugestões de melhoria. As coordenadorias também devem ser ouvidas e solicitadas para que forneçam o seu feedback sobre o desempenho da gerência.

5) Priorize a comunicação face a face: os meios eletrônicos facilitam muito, porém, para desenvolver bons relacionamentos e uma comunicação mais efetiva, a conversa presencial ainda é a mais vantajosa.

Resumindo: a fluidez da comunicação interna é essencial para o sucesso das empresas e a motivação e satisfação dos funcionários. Para que isso ocorra, é vital que a comunicação entre coordenadorias e gerências tenha qualidade e ocorra sem ruídos.
Participe desta Corrente, Siga-nos e divulguem para os seus Colegas através do Google + e também, convide-os para seguir a Página do SOS do Engenheiro Civil no Facebook através do Link https://www.facebook.com/sosdoengenheirocivil 

Saudações & Sucesso,


Blog patrocinado pela PLANORDICON Engenharia, Gerenciamento e Qualidade