segunda-feira, 21 de julho de 2014

Sistema Construtivo Industrializado: Painéis Estruturais Autoportantes

Sistema Construtivo Industrializado



PAINÉIS ESTRUTURAIS AUTOPORTANTES

Devido racionalização do processo construtivo proporcionado pelo sistema de PAINÉIS ESTRUTURAIS AUTOPORTANTES, tem-se uma significativa redução do desperdício do material utilizado na obra, além da redução considerável do tempo para a sua execução e da mão de obra utilizada no canteiro.

Entre as vantagens obtidas com utilização do sistema construtivo Painéis Estruturais Autoportantes destacam-se : processo de construção padronizado e controlável, redução do custo de mão de obra de até 50%, redução dos riscos de danos ao meio ambiente, melhor aproveitamento do material empregado, significativa redução de perda, agilização dos processos em relação à logística, redução do tempo de construção em até 70%, garantias e certificações do sistema e uma excelente qualidade do produto acabado.

Por ser um processo construtivo industrializado, há um rigoroso controle de produção e inspeção por etapas produtivas, garantindo no final da linha de produção, um produto com qualidade 100% atestada.
Os painéis já saem da linha de produção rebocados e com toda a tubulação elétrica e hidráulica embutidas, portas e janelas metálicas instaladas, faltando ao cliente apenas a montagem e aplicação dos acabamentos na obra.

Desde o projeto de execução, passando pela implantação e instalação da fábrica, os especialistas contratados para implantar, treinar e controlar a produção dos PAINÉIS ESTRUTURAIS AUTOPORTANTES oferecem todo o suporte e a garantia necessária dos equipamentos produzidos e instalados para a realização do processo, ou seja, trilhos, pórticos, formas e moldes serão desenvolvidos e entregues no canteiro para que o processo de fabricação dos painéis aconteça de maneira contínua e segura.

Dentro deste modelo, estes profissionais oferecem total treinamento e acompanhamento técnico, bem como os modelos de gestão da produção.

Lembrando que o processo é realizado pelo próprio parceiro que contrata o sistema. Um modelo dinâmico e eficiente que proporciona retorno de investimento para quem utiliza e segurança para o cliente final que adquire um imóvel produzido pelo sistema

Enfim, uma parceria que proporcionará a Construtora oferecer a seus clientes um produto de altíssima qualidade que será entregue no prazo previsto. 

Com a clara missão de desenvolver um processo capaz de oferecer excelentes resultados para os mais diversos segmentos da construção, o sistema de PAINÉIS ESTRUTURAIS AUTOPORTANTES consolidou-se como um dos mais eficientes métodos construtivos para o desenvolvimento de uma linha industrial para a construção de condomínios residenciais.

Descrição Técnica do sistema construtivo:

O sistema construtivo de paredes é composto por painéis estruturais pré-moldados mistos de concreto armado e blocos cerâmicos. A espessura total do painel é de 11 cm, obtida por duas camadas externas de argamassa com espessura de 1 cm em cada face, e pelo próprio bloco cerâmico interno com 9 cm de espessura. Para as paredes de geminação utiliza-se o bloco cerâmico com 12 cm de espessura, totalizando 14 cm de espessura total do painel. 

Os painéis possuem um quadro externo e nervuras internas de concreto armado comum, com massa específica da ordem de 2400 kg/m3, resistência característica à compressão especificada, fck, de 25 MPa e consistência (slump) de 6 ± 1 cm.

O enchimento dos painéis é feito com blocos cerâmicos vazados, com oito furos quadrados, com altura de 19 cm e comprimento de 19 cm; a largura dos blocos pode ser de 9 cm ou de 12 cm, dependendo do tipo de painel. Os blocos cerâmicos apresentam resistência à compressão, massa específica e absorção de água conforme a ABNT NBR 15270-2:2005. As juntas verticais entre os blocos são preenchidas com argamassa.

A armadura dos painéis é composta por treliças metálicas em todo o perímetro dos painéis e por barras de aço CA-60 com diâmetro de 5,0 mm e de aço CA-50 com diâmetro de 8,0 mm, distribuídas no interior dos painéis, formando as nervuras de concreto armado. São empregadas, ainda, armaduras de reforços dobradas em L (dimensões do L: 40cm x 40cm, em aço CA-50 com diâmetro de 8,0 mm) nos cantos dos painéis e dos vãos de abertura. A armadura empregada nos painéis dos sobrados, possui um reforço em relação às casas térreas. As armaduras dos painéis de parede possuem cobrimento mínimo de 25 mm de concreto em ambas as faces dos painéis, sem considerar a espessura de 1 cm de argamassa de revestimento em cada face.

Obras que colaborei como gerente geral de engenharia: 

Nas obras listadas abaixo, fui responsável pelos gestores dos departamentos de projetos, qualidade, planejamento (cronogramas físicos-financeiros, histogramas, organogramas, curva abc e fluxogramas de produção), orçamento, controle, montagem da fábrica no canteiro, treinamento dos colaboradores da obra para o correto desempenho das atividades para produção das paredes e lajes, manutenção de equipamentos, formas e peças do sistema, controle tecnológico e produtivo, desenvolvimento de projetos da Fábrica, Canteiro e Painéis, operação da Fábrica de produção das formas, equipamentos, pórticos, ferramentas e acessórios para implantação do sistema na obra, almoxarifado, expedição e transporte.
  1.  Condomínio residencial Projemax com 164 unidades em Campo Grande/MS;
  2.  Condomínio residencial Jardim Sul I com 453 unidades em Patrocínio/MG;
  3.  Condomínio residencial Jardim Sul III com 414 unidades Patrocínio/MG;
  4. Condomínio residencial Parque das Nações com 272 unidades em Cuiabá/MT;
  5. Condomínio residencial Jambeiro com 44 unidades em Campinas/SP:
  6. Condomínio residencial Gardênia com 54 unidades em Goiânia/GO;
  7. Condomínio residencial Luzi com 120 unidades em Porto Velho/RO;
  8. Condomínio residencial Flórida com 64 unidades em      Goiânia/GO;
  9. Condomínio residencial Villagio do Parque com 225 unidades em Goiânia/GO;
  10. Condomínio residencial Villagio Paraty com 587 unidades em Campo Grande/MS;
  11. Condomínio residencial Villagio do Sol com 368 unidades em Araraquara/SP;
  12. Condomínio residencial Portal das Pedras com 2475 unidades em Várzea Grande/MT;
  13. Condomínio residencial Villagio Do Bosque com 261 unidades em Campo Grande/MS;
  14. Condomínio residencial Florais do Planalto com 1417 unidades em Valparaiso/GO;
  15. Condomínio residencial Cabuçu I com 429 unidades no Rio de Janeiro/RJ;
  16. Condomínio residencial Monte castelo com 642 unidades em Chapecó/SC;
  17. Condomínio residencial Frei Lency II com 259 unidades em Concórdia/SC;
  18. Condomínio residencial Viva Vida com 189 unidades em São José dos Campos/SP;
  19. Condomínio residencial Brisas do Cerrado com 580 unidades em Aparecida de Goiânia/GO.

Imagens Fotográficas do Sistema:













Continuação da visualização das fotos, acesse: Sistema Construtivo Industrializado: Painéis Estruturais Autoportantes - Parte 2

Vejam também:

Os 4 estágios da Aprendizagem no Gerenciamento de Projetos














Atividades Essenciais para o Início de uma Obra

Se este Canal foi Útil à Você, colabore para que estas informações cheguem a outros Colegas de Profissão que poderão estar precisando de uma Ajuda também. 

Siga-nos e divulguem para os Colegas no Google + e também na Página do SOS do Engenheiro Civil no Facebook através do Link https://www.facebook.com/sosdoengenheirocivil 


Voltar para o Índice


Saudações & Sucesso,



Blog patrocinado pela PLANORDICON Engenharia, Gerenciamento e Qualidade









Nenhum comentário: