#SOSdoEngenheiroCvil: Influência e Energia das Cores nos Ambientes, Código Hexadecimal e Código RGB

Cores & Tons


Cores: significados e usos

Uma simples mudança de cor pode alterar totalmente um ambiente, um humor, uma ação e, consequentemente, a vida das pessoas que frequentam aquele local. Segundo a Arquiteta Bianca Tognollo, especialista em cores e do marketing da Fademac, as tonalidades devem ter seu uso estudado não só na arquitetura e decoração mas também no mundo da moda, design e nas artes. 

Bem, isto as mulheres já sabem há milênios e os publicitários e desginers gráficos usam e abusam das cores nas propagandas e embalagens para incentivar o consumidor a consumir os produtos. Em termos de arquitetura, quando se passeia por um ambiente, percebemos as cores presentes em uma parede, num copo de vinho, nos cabelos das pessoas, no vestido das mulheres e em todos os lugares, dando um formal, repousante ou estimulante ao local e às pessoas que lá estão. É possível observar que a paleta de cores usadas na arquitetura sofre alterações influenciadas pelos interesses da sociedade. Observa-se que as mudanças nas cores, com o passar do tempo, podem ser intuitivas ou evolutivas. Algumas mudam radicalmente em resposta a modernidade, enquanto outras permanecem constantes por um tempo considerável. 



Para cada finalidade, uma cor. Além do sentido figurado e oculto das cores, existem referências científicas ao que cada uma causa nas reações humanas. Este tema é muito extenso e daria origem a grandes coleções de livros. Como aperitivo, decifre um pouco do significado das cores e as reações que elas podem despertar nas pessoas, quando usadas nos ambientes.


Fenômeno ecológico único que pode ser visto em vários lugares da China, o chamado formação de Danxia. Um exemplo está localizado em Zhangye, na província de Gansu. A cor é o resultado do acúmulo de milhões de anos de arenito vermelho com outras rochas

Amarelo



As cores Douradas e amarelas são muito utilizados para criar um bom Feng Shui na casa.


Dourado é muito popular por causa da sua associação com o dinheiro e a riqueza, a cor Amarela é a cor associada a felicidade e o calor.

Alegre e acolhedor, o amarelo e o ouro trazem bastante energia positiva para casa. Ambas as cores são em última análise, a expressão da energia vital do sol, a energia poderosa que traz luz e vida para todos os seres. A cor amarela clareia e ilumina qualquer casa ou escritório, bem como cria um ambiente acolhedor.

Podendo ser utilizada desde o amarelo pálido ao amarelo ouro: Aplicada nas paredes; expressa por almofadas, cortinas, móveis e outros objetos de decoração; flores; revestimento, etc.

Na Decoração, é muito usado para esquentar as áreas escuras e para dar mais iluminação. Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz.

Na Cromoterapia, é uma cor que atua diretamente sobre o mental. É animador, inspirador e estimula o raciocínio. Ajuda no auto-controle. Fortalece os ouvidos e os olhos.

No Feng Shui, é a cor da luz, estimula a comunicação, atividades mentais e "abre" o apetite. Deve ser usada no quarto de estudo ou no quarto da criança. Na cozinha, em doses equilibradas. Em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados e confusos, provocando preocupação.

Sugestões para utilização da cor amarela:

Dormitório dos filhos,  cozinha, sala de estar, escritório, estúdio, home office, empresas, lojas  ou em qualquer lugar que a intenção seja o estímulo da comunicação, raciocínio e a interação com as pessoas.
Pesquisadores acreditam que a cor amarela fortalece os níveis gerais de bem-estar e saúde e melhora a autoestima.

Podemos utilizá-la na decoração através de almofadas, cortinas, cores em paredes(texturas), painéis de mdf, móveis, puffs, tapetes, luminárias e quadros

Os corpos dos aborígines australianos são pintados com ocre amarelo nas cerimônias funerárias. Na Idade Média, tanto Judas como o Diabo eram representados vestidos de amarelo. A amarelo-ouro é o símbolo do Sol, significando o poder e a bondade de Deus, a auréola dos santos é dourada para mostrar a luz da vida eterna. Nos ambientes, o amarelo proporciona concentração, atenção. É excelente para ambientes onde serão desenvolvidas atividades intelectuais, como salas de estudo e escritórios. 

Se a sua vontade é ter ambientes iluminados e cheios de vida, uma das cores que podem ajudar nessa tarefa é o amarelo. Sabendo utilizar a cor nos ambientes de forma equilibrada, você consegue criar muita luz, e até mesmo aquecer ambientes com aparência fria. É possível o amarelo de diversas formas e obter efeitos incríveis. Você pode usar em objetos, pintar a parede, móveis, e também misturar com outras cores como o marrom, azul, laranja e vermelho. Confira cinco dicas de como levar a alegria do amarelo para a sua casa! 
 


Se este Canal foi Útil à Você, colabore para que estas informações cheguem a outros Colegas de Profissão que poderão estar precisando de uma Ajuda também. 

Siga-nos e divulguem para os Colegas no Google + e também na Página do SOS do Engenheiro Civil no Facebook através do Link https://www.facebook.com/sosdoengenheirocivil 

Voltar para o Índice

Saudações & Sucesso,


Blog patrocinado pela PLANORDICON Engenharia, Gerenciamento e Qualidade