quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Cargos e Funções: Atividades Desempenhadas por Engenheiros Civis e Campos de Atuação

"Atenção! Se você é engenheiro civil , arquiteto ou designer e está precisando de uma ajuda ou esclarecimento sobre assuntos referentes a construção, planejamento, orçamento, SGQ (Sistema de gestão da qualidade ISO 9001, PBQP-H, LEED, 6S, etc), orientações sobre a utilização de softwares, sistemas integrados, laudos, cronogramas, projetos executivos, documentos e planilhas. É necessário que você siga a página do SOS no Facebook ou no Google + para que possamos te identificar e oferecer uma ajuda personalizada. O grande diferencial do Blog SOS do Engenheiro Civil é a avaliação técnica criteriosa que é realizada por profissionais capacitados, em todas as publicações postadas, garantindo aos nossos leitores, um conteúdo de confiança e qualidade". sosdoengenheirocivil@gmail.com #SOSdoEngenheiroCivil


Campos de Atuação da Engenharia Civil

Projetos Executivos de Engenharia
Planejamento, Monitoramento, e Controle
Gerenciamento de Obra
Certificadoras e Auditorias
Laudos de Avaliações e Perícias de Engenharia
Conselhos de Classe (CREA)
Orçamento
Qualidade
Segurança do Trabalho
Suprimentos
Gerenciamento de Projetos - Project Management
Topografia
Terraplanagem
Fundações
Impermeabilizações e Vedações
Estruturas de Concreto Armado moldadas "in loco, Pré-Moldados, Aço, Madeira, Alvenaria Estrutural
Controle Tecnológico
Obras de Arte
Pontes, Túneis e Viadutos
Estradas, Rodovias, Pavimentadoras, Pontes, Túneis, Viadutos e Obras de Arte
Mineradoras
Usinas de Concreto
Bases de Apoio de Máquinas e Equipamentos





Vejam também:





Participe desta Corrente, Siga-nos e divulguem para os seus Colegas através do Google + e também, convide-os para seguir a Página do SOS do Engenheiro Civil no Facebook através do Link https://www.facebook.com/sosdoengenheirocivil 

Índice


Saudações & Sucesso,



Blog patrocinado pela PLANORDICON Engenharia, Gerenciamento e Qualidade







Missão, Visão, Valores e Política da Qualidade do SOS do Engenheiro Civil



NOSSA VISÃO

Em futuro próximo, o que fará a grande diferença para o nosso País? 

O #SOSdoEngenheiroCivil acredita que será a União entre os Colegas que atuam como Engenheiros, Arquitetos, Design de Interiores e Urbanistas que fará a grande diferença, onde nossos esforços serão dedicados, integralmente, para atender as necessidades coletivas de Moradia,  Infraestrutura e Urbanismo da nossa sociedade. 

Queremos ser reconhecidos como o Canal certo para a Troca Livre, Despretensiosa e Confiável de Informações Técnicas entre os colegas que atuam no mercado da construção civil.

Desejamos estar entre os melhores Canais de Ajuda ao Profissional da Construção Civil no Brasil sempre primando pela melhoria contínua das nossas postagens e pela geração de um alto valor agregado aos nossos colegas da Engenharia, Arquitetura e Design, onde nos apoiamos em:
  • Treinamento, Especialização e Aplicação de Novas Metodologias 
  • Eficiência e Eficácia na aplicação das Técnicas aplicadas apara uma Engenharia de Resultados
  • Otimização da gestão de projetos, planejamento e controle
  • Alta capacidade de organização de Suprimentos e Logística


NOSSA MISSÃO

Oferecer postagens úteis a todos os profissionais de Arquitetura, Engenharia, Design e Urbanizacão, abrangendo todas etapas do ciclo de realização dos projetos e obras residenciais, industriais, comerciais, construção pesada e obras de arte.


NOSSOS VALORES
  • Agir de forma ética e profissional;
  • Cumprir o prometido;
  • Progredir sempre;
  • Respeitar o ser humano;
  • Fazer a Diferença;
Agir de forma ética e profissional é:
  • Melhorar, continuamente, os conteúdos das nossas postagens e Incentivar a Cordialidade, Ética e Respeito as diferenças políticas, culturais, profissionais e religiosas entre os colegas em discussões dos tópicos;
Cumprir o prometido é:
  • Manter o Foco das nossas atividades no atendimento das Necessidades dos nossos leitores;
  • Elaborar as postagens com comprometimento e apresentar soluções técnicas adequadas de acordo com as condições de cada leitor em vez de relatar problemas;  
  • Ser justo e fiel aos compromissos assumidos entre todas as partes interessadas.
Progredir sempre é:
  • Estar em constante desenvolvimento;
  • Fazer bem feito e cada vez melhor;
  • Ter Humildade quando os resultados são atingidos;
  • Incentivar os nossos colaboradores internos e externos a desenvolverem conteúdos com qualidade técnica e profissional;
  • Dar Condição para que os conteúdos desenvolvidos e publicados possam criar valor aos frequentadores e possibilitar a contribuição deles através de um canal democrático para o recebimento de críticas construtivas e sugestões para a melhoria dos conteúdos das postagens.
Respeitar o ser humano é:
  • Reconhecer a singularidade e a importância de cada pessoa, tanto no trabalho como na sociedade;
  • Ter postura democrática e respeitosa diante das divergências, levando sempre em consideração o que será melhor para o coletivo e não para o seu ego.
Fazer a diferença é:
  • Oferecer a melhor solução aos que necessitam de ajuda através da especialização e do conhecimento técnico;
  • Oferecer excelência no atendimento;

NOSSA POLÍTICA DA QUALIDADE

Aprimorar-se continuamente, atuando no nosso Blog de forma ética, profissional e transparente, apresentando soluções de qualidade, sempre direcionando o foco de que o conhecimento deve ser compartilhado por acreditar que o conhecimento é o verdadeiro passo, somente ele nos dá poder para gerar melhores condições de vida para os nossos colegas, colaboradores e a sociedade como um todo.



sexta-feira, 5 de setembro de 2014

As 100 regras de Ouro do Gerenciamento de Projetos desenvolvidas por um engenheiro da NASA



JERRY MADDEN, um diretor associado de Projetos do Centro de Voos Espaciais Godart da NASA, colheu estes ensinamentos através das suas experiências e também das mais diversas fontes ao longo de anos de estudos sobre temas relacionados ao Gerenciamento de Projetos.

ROD STEWART, dos Serviços de Dados Móveis em Huntsville, Alabama, foi o grande responsável pela edição e atualização das regras preciosas que estudaremos abaixo:



O Gerente de Projetos



Regra #1: Um gerente de projetos deve visitar ao menos uma vez toda pessoa que está produzindo algo para o seu projeto; 

Deve conhecer todos os gerentes no seu projeto (tanto do governo como do contratado), e conhecer os membros do time de integração. As pessoas gostam de saber que o gerente de projetos está interessado no seu trabalho e a melhor demonstração desse interesse é visitá-los e ver em primeira mão o que estão fazendo.



Regra #2: Um gerente de projetos precisa saber o que motiva os contratados do projeto (seu sistema de premiação, seu sistema fiscal, suas políticas e a cultura da sua companhia).



Regra #3: Os princípios de administração continuam os mesmos, Acontece apenas que as ferramentas mudaram. 

Hoje em dia, Você tem que encontrar as pessoas certas para a realização dos trabalhos mas, frequentemente,  sair do caminho para que elas possam realizá-lo.



Regra #4: Seja com quem for que você fizer um acordo, seja justo. O Espaço não é um grande parque de diversões. Você pode ser surpreendido com a frequência com que você tem de trabalhar com as mesmas pessoas. Melhor que elas o respeitem do que carreguem ressentimentos.


Regra #5: Pessoas cruéis, desprezíveis, ou muito antipáticas, cavalheiros e damas podem ser gerentes de projeto. “Almas desgarradas”, procrastinadores e indecisos não podem.

Regra #6: Um gerente de projetos confortável é alguém esperando pela sua próxima missão ou alguém à beira do fracasso. 

Segurança e permanência frequente na Zona de conforto não é normal em gerenciamento de projetos.

Regra #7: Um problema que os novos gerentes descobrem é que todos querem resolver seus problemas. 

Velhos gerentes ouviram da alta administração: – “resolva seus próprios malditos problemas, é para fazer isso que nós te contratamos”.

Regra #8: Fazer rápido mas mal feito não proporcionará a você, mais tempo para cuidar da sua vida pessoal. 

Claro que É preciso ter tempo para “cheirar as rosas” mas para Para o seu trabalho, você precisa ter tempo para entender as consequências das suas ações.

Regra #9: O chefe pode não saber como fazer o trabalho, mas ele deve saber o que quer. Se ele não sabe, deve descobrir o que espera e quer. Um líder cego tende a andar em círculos.

Regra #10: Nem todos os gerentes bem sucedidos são competentes e nem todos os gerentes mal sucedidos são incompetentes. A sorte ainda representa uma parte do sucesso ou do fracasso, mas favorece o gerente competente que trabalha duro.

Participe desta Corrente, Siga-nos e divulguem para os seus Colegas através do Google + e também, convide-os para seguir a Página do SOS do Engenheiro Civil no Facebook através do Link https://www.facebook.com/sosdoengenheirocivil 
Saudações & Sucesso,


Blog patrocinado pela PLANORDICON Engenharia, Gerenciamento e Qualidade