domingo, 1 de maio de 2016

Segredos para uma Economia Pessoal Simples e Eficiente: Regra dos 50-15-35

Economia Solidária 


Por que a regra dos 50-15-35 funciona para o seu dinheiro? Como a regra dos 50-15-35 pode simplificar sua vida financeira? 


Para muitas pessoas, planejamento financeiro pode parecer bastante complexo e exigir muitos sacrifícios. Criei a regra dos 50-15-35 justamente para quem tem esse medo e precisa de algo simples e prático para seguir.

Como a regra funciona?

50% de sua renda deve ser usada para pagamento de gastos Essenciais, como contas relativas à moradia, luz, água, gás, transporte diário, gastos com saúde e educação. Tudo o que for essencial para a sua vida será pago com essa parte da renda.

Já 15% do seu dinheiro, deve ser investido no seu futuro. Portanto, separe essa parcela para alimentar uma previdência ou algum outro investimento. Ele também pode ser usado para planejar o pagamento de alguma dívida que você já tenha.

Por fim, os 35% restantes serão aplicados em seu Estilo de Vida. Sim, essa é a parte da sua renda que você poderá investir em si mesmo! Esse valor pode ser usado para gastos como lazer, gastronomia, um melhor plano de telefone ou internet, enfim, tudo o que fará a sua rotina mais confortável e divertida, é claro.

Mas por que a regra 50-15-35 é tão eficiente?

Seus gastos fixos não vão te sufocar

Ao analisarmos os diagnósticos de centenas de consultorias financeiras, percebemos que muita gente acaba se enrolando com gastos fixos. Comprometem-se com aluguel muito caro, com financiamentos de veículo alto ou uma hipoteca impagável.

Lembre-se que os seus gastos devem estar dentro da realidade que sua renda pode pagar. 

Deixar 50% para gastos essenciais, o controle ficará simples e não pesará no seu bolso! 

O ideal é também mudar as datas de vencimento dessas despesas para logo depois que você receber seu salário. Assim você não conta com esse dinheiro que já está comprometido. Se não for possível mudar a data de vencimento, pague antecipadamente.

Dê Prioridade aos investimentos! 

Depois que você pagou suas despesas fixas, aloque 15% para investimentos. Se você não tem uma reserva financeira equivalente a 3-6 meses de salário, aumente esse percentual para que consiga construir essa reserva o quanto antes. Os problemas financeiros mais graves costumam acontecer com pessoas que não construíram uma reserva capaz de sustentá-las quando perdem o emprego ou um familiar adoece.

Minha sugestão é criar uma aplicação automática e encarar esses 15% como uma despesa que é paga junto com as despesas fixas.

Lazer e conforto também deverá ter o seu espaço garantido 

Os 35% são o suficiente para que você tenha conforto e não sinta os apertos de fazer sacrifícios financeiros. Com um valor determinado para utilizar em despesas pessoais, você poderá escolher o que realmente te faz bem, sem extrapolar e, mais uma vez, em consonância com sua renda.

Essa parcela da renda também vai te ajudar a controlar os seus gastos com lazer, principalmente se você já tem alguma dificuldade de manter o dinheiro dentro do bolso nas horas de divertimento. Afinal, usar o dinheiro sabiamente não significa excluir sua diversão!

A regra é muito simples de ser colocada em prática

Não há nenhuma dificuldade ou segredo para seguir a regra 50-15-35. Você não precisa ter conhecimentos profundos sobre contabilidade ou economia doméstica. De fato, qualquer um pode conseguir um controle financeiro adequado com esse método, sem nenhum sofrimento

Mas se você preferir, também existem programas para o PC, APP's e planilhas que você pode baixar na internet ou criar para acompanhar sua vida financeira.

Veja também:


Uma excelente matéria para quem precisa aumentar o seu Desempenho em Gerenciamento de Projeto (PMP do PMI):








Atividades Essenciais para o Início de uma Obra










Se este Canal foi Útil à Você, colabore para que estas informações cheguem a outros Colegas de Profissão que poderão estar precisando de uma Ajuda também. 
Siga-nos e divulguem para os Colegas no Google + e também na Página do SOS do Engenheiro Civil no Facebook através do Link https://www.facebook.com/sosdoengenheirocivil 



Saudações & Sucesso Sempre,


Blog patrocinado pela PLANORDICON Engenharia, Gerenciamento e Qualidade



Nenhum comentário: