Gerenciamento de Projeto: Introdução a Metodologia PMBOK do PMI (Project Management Institute)


INTRODUÇÃO

Em primeiro lugar, devemos acessar o tópico: Os 4 estágios da Aprendizagem no Gerenciamento de Projetos e realizarmos uma autocrítica do estágio de aprendizagem do Gerenciamento de Projetos em que nos encontramos no momento.  

A primeira ferramenta para gerenciamento de um projeto foi criada por Henry Gantt em 1917, o Diagrama de Gantt,. 
Esta ferramenta ilustra a duração das atividades do projeto ao longo do tempo e mostra como se conectam.

O que é um Gerente de Projeto na Construção Civil?

É um profissional qualificado com uma licenciatura em engenharia. 

Estando no comando dos projetos, ele é obrigado a fazer que todos os projetos sejam concluídos dentro dos prazos estipulados, sem ultrapassar os limites de custos previstos para as realizações dos investimentos. É um trabalho de alta pressão. O gestor tem o controle completo e é responsável por tudo que será relacionado ao projeto de construção.

O rótulo de Gerente de Projetos de Construção é vagamente usado para definir qualquer gestor de nível de supervisão que dirige os responsáveis pelo planejamento, orçamento, suprimentos, segurança, meio ambiente, qualidade, controle e execução dos projetos.

Ele também, pode ser chamado por outros títulos como: superintendente de construção, gerente geral de obras, gerente executivo de construção, construtor ou mesmo empreiteiro ou subempreiteiro. Ele poderia ser um trabalhador assalariado de uma empresa de construção civil ou um contratado para gerenciar um projeto de construção particular.

O gerente de projeto de construção tem de estar envolvido no projeto desde o início até a sua conclusão.

Ao empregar os seus conhecimentos e sua experiência em termos de uso eficiente dos recursos necessários, ele tem que garantir a realização dos objetivos pré-determinados de custo, tempo e qualidade. Para certificar-se desses objetivos, ele tem que decidir por quais serão os métodos de construção apropriados para que a realização da programação de custo (desembolsos) seja eficaz. Ele tem que discutir sobre o desenvolvimento dos projetos de arquitetura e os projetos executivos complementares com o objetivo de planejar e harmonizar todos os aspectos do projeto de forma eficaz. Isso pode incluir a preparação e uso de fluxogramas complicados, gráficos de barras (cronogramas) e outros tantos gráficos sejam necessários para a fiel representação dos dados. 

Hoje em dia, os gerentes de projetos utilizam softwares específicos e sistemas integrados de gestão para analisar, conceituar e implementar planos e projetos.

O gerente de projeto de construção tem que planejar uma lógica realista e eficiente para realização das fases de implementação do projeto, atribuindo prazos pré-determinados para a conclusão de cada etapa. Ele tem que tomar todas as medidas necessárias para que o prazo dos projetos sejam, invariavelmente, respeitados.

Hoje em dia, há uma grande demanda por pessoas com uma boa base acadêmica na área da gestão da construção. Os empregadores geralmente preferem uma licenciatura em engenharia com especial enfoque no aspecto da gestão. É um curso de graduação de cinco ou seis anos oferecido por diversas faculdades do nosso país e no mundo.

Estes cursos para licenciatura em gestão de obras é muito abrangente. Alguns dos temas abordados seriam engenharia civil, arquitetura, cálculos, matemática, estatística, ciência da computação, controle e desenvolvimento de projetos, planejamento de sites, design de construção, métodos de construção, materiais de construção, análise de valor, estimativa de custos, administração de contratos, códigos de construção, conduta ética profissional, padrões e procedimentos para monitoramento, controle e inspeção.

Existem melhores perspectivas de emprego aos candidatos que apresentam experiência comprovada de trabalho na área. A preferência no mercado de trabalho é para as pessoas academicamente qualificadas, que tenham sido submetidas a estágios e que já trabalharam na indústria da construção. Eles deverão estar bem informados sobre as tecnologias existentes no mercado da construção.

A Associação Nacional de Faculdades e Empregadores dos Estados Unidos (USA), realizaram uma pesquisa salarial em julho/2014 onde foi constatado que os candidatos com uma licenciatura em gestão da construção, estão recebendo, em média, um salário anual de U$ 42.923 (dólares americanos).

Existem boas perspectivas de carreira para um gerente de projeto de construção que está profissionalmente qualificado nesta área de gerente de projetos, lembrando que a experiência prática de trabalho é de importância vital antes de uma posição de gerente de projetos.

Avalie o seu projeto atual pois esta avaliação é muito importante para os seus próximos projetos, então, inicie agora pensando sobre estas questões:

Quais são as principais formas de avaliar o seu projeto? Todos nós queremos que nossos projetos sejam um sucesso mas como você saberá, com certeza, se conseguiu tudo o que você se propôs a fazer?

Vamos apresentar abaixo, cinco sugestões de como você poderá avaliar os seus projetos? Você será capaz de avaliar suas realizações objetivamente e  rapidamente!

1. Compare o desempenho do cronograma


Use os "dashboards" e os relatórios produzidos pelo seu software de gerenciamento de projeto para comparar quais são as tarefas do projeto que você realmente concluiu e quanto tempo elas levaram em comparação aos seus planos originais. Esperamos que você tenha como resultado que seu prazo real do projeto não está muito diferente do que a sua previsão original.


No entanto, muitos projetos levam mais tempo do que o planejado inicialmente. Isso acontece muitas vezes porque os gerentes de projetos adicionaram mais itens aos projetos. Lembre-se de olhar os relatórios antigos para avaliar as razões pelas quais o projeto levou mais tempo do que o esperado.


2. Compare o desempenho do orçamento inicial


Você gastou mais ou menos dinheiro do que esperava? Geralmente, queremos gastar menos mas, na realidade, muitas vezes os projetos acabam gastando mais do que o previsto! Mais uma vez, você pode usar os relatórios e os dados do projeto que estão armazenados para avaliar quanto o projeto ficou acima do orçamento inicial.


Vocês observarão nas próximas postagens, como é fácil realizar a comparação do previsto x real, quando utilizamos os métodos do Project Manager.para a gestão de despesas. Você pode ver rapidamente os valores reais e compará-los com o que você originalmente planejou.


3. Revisão dos riscos


Revisando os riscos ocorridos no projeto é outra boa maneira de avaliar o seu projeto. Você conseguiu minimizar todos os riscos de forma eficaz? Se não, o que deu errado? Vá até o seu arquivo de análise de riscos e verifique se todos eles foram fechados ou se foi gerido por alguém que não faz parte da equipe do projeto.


4. Revisão das estimativas


Muitos projetos envolvem trabalhos que não foram realizados antes e por isso, torna-se difícil estimar, exatamente, quanto tempo essas tarefas irão tomar. Se você não tem experiência anterior em fazer o trabalho então, é muito complicado descobrir o que está envolvido. No entanto, as normas e métodos de gerenciamento de projetos incluem várias maneiras de estimar as tarefas, assim você pode usar abordagens experimentadas e testadas para avaliar a quantidade de tempo que uma atividade deve tomar.


Quando você chegar ao final do projeto, você poderá olhar para trás e comparar essas estimativas com o tempo real e se teve membros suficientes na equipe para fazer o trabalho. Esta é uma boa maneira de aprender com as experiências passadas: se você trabalhar em um projeto semelhante com tarefas semelhantes você pode usar a sua avaliação para melhorar as próximas estimativas. Da mesma forma, você pode avaliar o quanto foi bom o seu processo de utilizar as estimativas anteriores para verificar o quanto elas auxiliaram para a melhora deste projeto.


5. Obter feedback


Finalmente, não se esqueça que os membros da sua equipe do projeto são uma grande fonte de feedback sobre como o andou o projeto. Passe algum tempo com eles e pergunte-lhes o que funcionou e o que poderia ter sido feito melhor. Isso pode ser através de uma revisão formal de pós-projeto ou através de conversas informais com as diferentes partes interessadas.


Avaliação do projeto é um passo fundamental do ciclo de vida do gerenciamento de projetos, usando e alimentando as bases de dados do gerenciamento de projetos de forma sistemática e rotineira, você chegará muito perto de oferecer um planejamento muito próximo da realidade do que ocorrerá na execução dos projetos.



Se é do seu interesse visualizar informações sobre quais são as principais características de Perfil do Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP), acesse:

http://sosdoengenheirocivil.blogspot.com.br/p/perfil-de-um-pmp-project.html


Clique aqui para ver as 100 regras de Ouro elaboradas pela NASA que consideramos como regras fundamentais para quem almeja um, constante e consistente, crescimento na sua carreira em Gerenciamento de Projetos (PMP do PMI). 

Vejam também:





Siga-nos e divulguem para os Colegas no Google + e também na Página do SOS do Engenheiro Civil no Facebook através do Link https://www.facebook.com/sosdoengenheirocivil 


Saudações & Sucesso,


Blog patrocinado pela PLANORDICON Engenharia, Gerenciamento e Qualidade