segunda-feira, 11 de julho de 2016

Gerenciamento de Projeto: Dicas para criação de atividades




Vamos observar algumas dicas importantes para criação das atividades para o sucesso do seu Projeto?

1ª dica - Deixe claro o trabalho

Quando criamos uma lista de atividades, temos que fazer com que cada uma delas seja clara pra quem vai executar. Se eu faço o nome de uma atividade e eu, como executor, não sei o que deve ser entregue quando estiver pronto, posso já ter certeza que ela está muito mal escrita. Logo, não posso passar esse serviço porque o executor não vai saber o que fazer.

2ª dica - Cada atividade deve ter um único responsável

A atividade é feita para uma pessoa executá-la. Então, não posso fazer um nome de atividade que remeta a dois executores. Por exemplo: meu projeto tem uma atividade chamada “montagem de relatório e apresentação à diretoria”. Essa atividade vai me trazer problemas, porque a montagem é feita por um grupo numa determinada época e a apresentação para a diretoria vai envolver a diretoria e ser feita em outro dia e ainda não vai levar a equipe toda. Essa atividade já nasceu pra ser duas. Sempre pense que a atividade ter que ter um grupo único de responsável; se tiver dois, divida um serviço para cada um.

3ª dica - Nível de detalhamento das atividades

A atividade deve ser detalhada até o nível em que será exercido o controle gerencial; se eu não vou controlar, não tem motivo para incluir no plano explicitamente. Pense assim: toda atividade terá um executor que, quando terminar, virá até o gerente de projetos dizendo “comecei dia tal, concluí dia tal, gastei tanto de tempo, material, servente, utilizei o seguinte equipamento e etc ”. Esses dados servirão para alimentar o banco de dados e gerar os relatórios gerenciais no campo referente ao previsto x realizado, curvas de desempenho, etc. 

Se não temos essa informação para todas as atividades já era o nosso plano e a linha base deixará de ser uma referência. 

Temos que tomar Cuidado pois Exagero no detalhamento das atividades acaba sendo prejudicial ao projeto.

4ª dica - Organize as atividades em famílias

As atividades devem ser claramente organizadas em famílias. Essa organização ajuda a equipe a entender em que fase do projeto se encontra e a ter visão do todo.

Existe uma historinha: um cara chega em uma construção e pergunta para o primeiro pedreiro o que ele está fazendo. Aí o colaborador olha e diz: não está vendo? Estou fazendo uma parede. Então ele vai a outro e pergunta a mesma coisa e o outro responde que está levantando uma catedral. 

Para quem trabalha em projetos a resposta deveria ser assim: estou fazendo as paredes externas da catedral. E é justamente isso que a sua equipe tem que perceber: em que passo ela está e pra quê? 

5ª dica - Defina metas intermediárias

Em um projeto, metas parciais devem ser perseguidas. E já que eu vou perseguir, devem fazer parte do plano. Essa atividade vai ser um marco.

6º - dica - Faça uma lista de atividades completa

Tudo o que será feito deve constar na lista independente de quem faça. Se um plano precisa da aprovação do presidente da empresa, e essa não é uma atividade no meu cronograma, o que vai acontecer? Vai chegar o dia em que, de qualquer maneira, terei que obter essa aprovação. Então vou chegar no diretor e ter que pedir “por favor”... Aí ele pede alguns dias... e se eu estiver com o cronograma atrasado? Vou estar mostrando o quão incompetente eu fui? 

Se você coloca a aprovação e o presidente já sabia disso, ele é capaz de te elogiar. Tudo isso faz parte do contexto do projeto. 

É muito comum esquecermos disso!  

Um outro exemplo: num projeto o responsável pelo planejamento não coloca a atividade de compra, mas de fato precisará comprar vários materiais, locar equipamentos etc, ou mesmo quando coloca, esquece que aquilo vem por navio e tem um tempo de entrega. Esses acontecimentos vão matando o cronograma. São coisas pequenas que vão se somando e seu projeto demora dois ou três meses a mais. No final, você acha que foi obra do acaso, que foi penalizado pela Lei de Murphy mas não foi não!  

A verdade é que esquecemos de incluir uma série de coisas importantes que, obrigatoriamente, deveriam constar no plano! 

Veja também:


Uma excelente matéria para quem precisa aumentar o seu Desempenho em Gerenciamento de Projeto (PMP do PMI):















Atividades Essenciais para o Início de uma Obra










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domingo, 10 de julho de 2016

Imagens deslumbrantes da impressionante Arquitetura da região central da Cidade de São Paulo


Largo do Paissandú

Viaduto do Chá 

Viaduto do Chá 

Largo do Anhangabaú 

Colégio São Bento 

Colégio São Bento 

Estação da Luz e Pinacoteca de São Paulo 
Igreja São Bento 

Mercado Municipal 

Mercado Municipal 

Mercado Municipal 


Mercado Municipal 

Parque da Água Branca 

Veja também:


Uma excelente matéria para quem precisa aumentar o seu Desempenho em Gerenciamento de Projeto (PMP do PMI):















Atividades Essenciais para o Início de uma Obra










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