terça-feira, 30 de maio de 2023

O que o Entusiasma? O que faz o seu coração bater mais forte? Qual é o assunto que mais o deixa empolgado ao compartilhar com as pessoas?


"As ideias são boas quando as ações inspiradas por elas, ajudam as pessoas". 
Carmine Gallo 
O caminho para a liderança pessoal, necessariamente, precisa passar pela fase do desenvolvimento de hábitos e habilidades espontâneas e criativas.

Para conseguir uma boa comunicação interpessoal é preciso se esforçar para obter excelência nos seguintes conhecimentos:

- Visão, Propósito, Missão, Cultura Organizacional, Política da Qualidade, Valores e Princípios;

- Planejamento, Organização, Gerenciamento,  Monitoramento, Controle e Avaliação;

- Respeito sincero ao cliente, ao meio ambiente e a sociedade como um todo;

- Desejo fervoroso de ter equilíbrio mental, inteligência🧠emocional, entusiasmo, resiliência, energia, agregador, imparcial e justo nas ações do dia-a-dia;

- O líder, de verdade, precisa estar consciente dos papéis que ele exerce, das suas responsabilidades e atribuições que assume, da busca obstinada por ser o exemplo. Ele precisa ter como base, os valores intrínsecos que estão no "coração" da Cultura Organizacional da empresa, do método, das metas, dos indicadores adotados que devem ser, sistematicamente, medidos e avaliados, da sua eficácia, da sua humildade, da sua perspectiva e da sua integridade no momento da escolha.
"Seus pés irã levá-lo para onde está seu coração". 
Tudo em que você colocar energia, os desejos que tem, e as verdadeiras paixões que possui – vão se tornar disponíveis para você em seu caminho. As coisas que realmente desejamos serão encontradas em nossas vidas e junto com elas seremos um.  
Provérbio Celta 
Não tenha pressa em conseguir as respostas mas também, não sossegue enquanto não tê-las por escrito de maneira precisa, clara e, principalmente, verdadeira. 

Encontrar individualmente as respostas é o primeiro passo que você deve dar caso esteja infeliz com o seu atual trabalho, vida e/ou profissão e deseja, intensamente, desenvolver e manter a sua tão almejada vocação, garantindo assim, uma vida repleta de conquistas, satisfação, reconhecimento e felicidade.
"Paixão: algo extremamente importante e um elemento central da sua identidade. Sua verdadeira paixão deve ser o tema central das suas comunicações e servirá, certamente, para inspirar o seu interlocutor de verdade" 
Carmine Gallo 


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Saudações & Sucesso Sempre,



Ter ao seu lado um profissional experiente e habilitado para Coordenar o Desenvolvimento e Compatibilização entre os Projetos Executivos e Complementares e Gerenciar, rigorosamente, todos os trabalhos que serão realizados no Canteiro de Obras... É uma boa escolha?


Gerenciamento de obras é um tipo de serviço de engenharia que tem como principal foco, ajudar você a atingir os objetivos de custo, prazo, qualidade e segurança, evitando assim, problemas quanto a atrasos e aumento de custos. 

Até alguns anos atrás, a atividade de gerenciamento era parte dos serviços oferecidos pelas construtoras. Com o aumento da complexidade das obras, porém, as construtoras perceberam que era preciso manter o foco na execução da obra, sua atividade-fim. 

A partir disso, nasceram as empresas gerenciadoras que, além de terem profissionais de elevado grau de conhecimento técnico em termos de normas, compreensão de projeto, interpretação das especificações e procedimentos de execução, contam com ferramentas e técnicas, tais como softwares e modelos de planejamento consagrados, para atingir os objetivos de cumprimento de prazos, custos e qualidade, entre outros. 

As gerenciadoras, portanto, representam uma profissionalização do mercado de construção civil, ficando responsáveis por representar o cliente (dono da obra) frente às construtoras e garantindo que a obra seja executada de acordo com as necessidades do contratante. Além disso, com um bom planejamento e gerenciamento, é possível reduzir em até 6% o custo final de um empreendimento. 

O gerenciamento permite uma avaliação correta das etapas de execução, analisando prazos de entrega, tecnologias e equipamentos empregados, produtividade e, a cada passo, a avaliação do impacto no custo orçado, fazendo com que os gastos não saiam de controle. 

Com isso, garante-se que a obra, na fase de execução, mantenha um bom ritmo e sem sair dos trilhos, já que tudo foi planejado com antecedência, a fim de evitar os imprevistos que sempre encarecem os custos e impactam negativamente nos prazos. 

É certo que sempre podem ocorrer surpresas, fora do raio de ação da gerenciadora, como longos períodos de chuvas, problemas com mão de obra, alta de preços, acidentes etc. Mas o bom gerenciamento procura prever e reduzir ao mínimo esses riscos ao mínimo. 

Embora seja cada vez mais rara uma obra sem planejamento nos grandes centros urbanos, quanto mais tempo se investe nas etapas de planejamento e projeto, menores os custos e os prazos de execução da obra. Tudo isso evita que ocorram dúvidas e improvisações durante a construção, reduzindo o retrabalho, diminuindo desperdícios e a geração de entulho, tornando a obra mais sustentável do ponto de vista do meio ambiente, além de reduzir problemas com segurança do trabalho no canteiro e aumentar a qualidade das construções. 

Os grandes empreendedores e as construtoras mais importantes do País já entenderam que com o planejamento e o gerenciamento de projetos e obras os resultados para seus negócios são melhores, na medida em que há racionalização na execução, resultando em um produto final de melhor qualidade. 

Quando se analisam os custos nos orçamentos das construtoras, existem vários itens que encarecem o valor do produto final para o cliente contratante, entre eles, os riscos na contratação de subempreiteiros, atrasos, a bitributação (impostos que incidem sobre construtora e os fornecedores de serviços contratado por elas), taxa de administração, entre outros. 

Para reduzir esses valores, a gerenciadora atua na forma de contratação, retirando do contrato com as construtoras alguns serviços que podem ser adquiridos diretamente pelo empreendedor, mas que ficarão sob a responsabilidade da construtora quanto ao cumprimento de prazos, qualidade, logística, controle de compras, etc. 

Normalmente, estes serviços excluídos do contrato da construtora são os de instalações elétricas e hidráulicas, de combate a incêndio, automação, estruturas metálicas especiais, transporte vertical, e outros diversos. 

Assim, a gerenciadora, que tem mais tempo para fazer as contratações, pois atua desde o planejamento, pode estudar antecipadamente algumas soluções para a redução de custos desses serviços, além de ter liberdade de escolha. Com todos esses procedimentos, é possível chegar a uma redução de custo final do empreendimento de até 8%. 

Importante é nunca esvaziar o contrato da construtora, pois ela deve ser a líder, sendo responsável direta por mais de 60% do valor da obra, assim como pelo canteiro geral, segurança patrimonial, controle de acessos, segurança do trabalho, logística do canteiro, compatibilização de todos os cronogramas, limpeza da obra etc. 

E isso sempre com a supervisão da gerenciadora, que se torna o braço do cliente dentro da obra. A gerenciadora planeja e faz com que a forma de execução das atividades da obra atenda aos requisitos de prazo, de acordo com o cronograma, qualidade e custo do empreendimento. Isso colabora para viabilizar a estratégia produtiva da construtora, com o estabelecimento de metas e dos procedimentos necessários, de acordo com o processo de controle adotado para o empreendimento. 

Dessa maneira a função da gerenciadora é planejar e coordenar todas as diferentes atividades e operações que fazem parte da execução de um projeto. Tudo começa pela coordenação do desenvolvimento e da compatibilização entre todos os projetos, tais como o arquitetônico, topográfico, estrutural, contenções laterais, fundações, drenagem, o instalações elétricas e hidráulicas, etc. As interfaces entre esses projetos precisam ser estudadas para que na hora da execução não haja dúvidas sobre o que e como fazer, evitando improvisações, erros e retrabalho. 

Durante a execução do empreendimento, a gerenciadora irá acompanhar e controlar a execução de todas as atividades de modo à garantir que todas as especificações e detalhamentos do projeto sejam, devidamente, realizadas. Tudo deve seguir o sequenciamento correto da execução de todas as atividades. 

Baseado num orçamento e planejamento rigoroso, o gerenciamento busca antecipar problemas e imprevistos, resolvendo-os o máximo possível, antes do início da fase da execução. Isso permite a racionalização, previsibilidade e um considerável aumento da produtividade, o que facilita o cumprimento de prazos, custos e, principalmente, da qualidade do produto final. 

Essas são as vantagens que o planejamento e gerenciamento de obras proporcionam, pois oferecem uma visão clara entre diferentes níveis gerenciais, definindo o papel de cada envolvido no processo, reduzindo a probabilidade de erros na execução, definindo fluxos e etapas de construção, contribuindo na demarcação de padrões para o controle da obra


Atividades Essenciais para o Início de uma Obra


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Saudações e Sucesso Sempre,




sábado, 6 de maio de 2023

Logística Reversa: Os 10 benefícios Principais ao implantar este excelente Sistema



Uma das principais escolhas que levarão o seu projeto à alcançar o sucesso é, sem dúvida alguma, a aplicação da Logística Reversa em seu canteiro de obras. 

A Logística Reversa é um Processo que envolve o retorno de produtos e materiais para o fabricante ou fornecedor. 

Muitos podem enxergar a logística reversa como uma prática complexa e pouco lucrativa, mas seus benefícios são inegáveis, tanto na questão financeira quanto para a promoção de práticas de sustentabilidade e o valor agregado que isso traz à imagem das empresas junto à opinião pública.

Nesta postagem você entenderá como funciona esse processo, quais são as vantagens e desvantagens, como implementá-lo em uma empresa, entre outros tópicos.

Os Correios oferecem um serviço de logística reversa que pode ser útil para empresas que precisam fazer devoluções ou trocas de produtos. 

O serviço é prestado mediante a contratação dos serviços de encomendas dos Correios (SEDEX Hoje, SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX e PAC). 

No entanto, sua implementação pode ser aplicada a todo material de vida útil curta para o consumidor comum e que, todavia, pode ser reaproveitado por uma empresa. É o caso de embalagens retornáveis de bebidas, entre outros produtos.

Entre os inúmeros benefícios da Logística Reversa, os 10 principais são:

1. A minimização do impacto ambiental

O primeiro grande ganho relacionado a Logística Reversa está na preservação ambiental, tendo em vista que uma grande variedade de resíduos ainda é despejado em aterros sanitários ou em locais inadequados;

É uma ótima opção para a redução da poluição e seus respectivos impactos na saúde humana e no meio ambiente.

Ela representa um estímulo à reciclagem, redução na exploração da matéria-prima virgem e diminuição na emissão de CO2.

Ao adotar a logística reversa de embalagens, sua empresa investe em uma prática sustentável com impacto positivo para a preservação do meio-ambiente;

2. Melhorias consideráveis na imagem da empresa diante do cliente

Além das vantagens ambientais, esse sistema traz vantagens sociais pois a Logística Reversa contribui na profissionalização, promove aumento de renda e impacta nas melhores condições de vida e trabalho dos catadores de materiais recicláveis. 

É preciso entender, definitivamente, que os consumidores estão cada vez mais buscando por empresas e marcas que promovam ações que fortaleçam o movimento ESG: Ambiental, Social e Governança. 

Além do comprometimento ambiental, o que a empresa precisa entender ao se envolver efetivamente com ações de responsabilidade social e sustentável, é que ela se tornará líder de grandes mudanças ao engajar e envolver todos os seus colaboradores, clientes, parceiros e  fornecedores;

3. O descobrimento de novas oportunidades de negócios

4. A reutilização de materiais em processos de produção ajuda a evitar a necessidade de exploração de novas matérias-primas e exige o uso menor de energia elétrica, convertendo-se em benefícios para a sociedade

5. A ampliação da rentabilidade dos negócios ao agregar valor aos produtos da empresa e à cadeia de suprimentos

6. A fidelização dos clientes ao posicionar o fabricante para atuar em conformidade com as exigências do mercado

7. O descobrimento de novas soluções para os materiais reutilizados

Isso ajuda a recuperar o valor econômico de artigos antigos, que já tenham sido descartados, e permite explorar novos mercados, como por exemplo, em lojas outlets, especializadas em vender produtos de uma temporada anterior, ou com defeitos pequenos, mas por um preço inferior;

8. Melhorias no Controle de Estoque

A logística reversa favorece uma organização maior do estoque, pois evita o armazenamento de produtos que já estão fora de uso, e minimiza a possibilidade de erros;

9. Redução dos custos operacionais

A reutilização de materiais em processos de produção ajuda a evitar a necessidade de exploração de novas matérias prima, e exige o uso menor de energia elétrica, convertendo-se em benefícios para a sociedade;

10. Ficar em conformidade com a Lei da Logística Reversa

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305/10, dispõe dos princípios, objetivos e instrumentos relacionados com o manejo de resíduos sólidos, assim como as diretrizes relativas ao gerenciamento desse material.

De acordo com a lei, a responsabilidade sobre o produto caberá aos comerciantes, fabricantes, importadores, distribuidores, cidadãos e titulares dos serviços de limpeza, e também do manejo dos resíduos sólidos.

O aumento da população nas cidades grandes acaba trazendo consigo uma grande quantidade de resíduos sólidos urbanos, e na maioria das vezes, o gerenciamento desse lixo é realizado de forma incorreta.

Esse desperdício de resíduos passíveis de reciclagem ou reaproveitamento é bastante comum, e muitos acabam em aterros e lixões, até mesmo prejudicando a natureza.

Por este motivo, foi criada uma política pública e empresarial chamada logística reversa.

De acordo com a lei, a responsabilidade sobre o produto caberá aos comerciantes, fabricantes, importadores, distribuidores, cidadãos e titulares dos serviços de limpeza, e também do manejo dos resíduos sólidos.

Isso significa que as empresas, obrigatoriamente, devem aceitar o retorno de seus produtos descartados, e se responsabilizarem também pelo destino que esses itens terão.

Além disso, a lei define a logística reversa como sendo um ‘instrumento’ de desenvolvimento econômico e social, caracterizado por um conjunto de ações, meios e procedimentos destinados a viabilizar a coleta de resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento.

Esse processo divide a responsabilidade de adequação de resíduos com o consumidor e o estado, num contexto onde todos têm a responsabilidade de participar da devolução, reciclagem e destinação adequada de determinados produtos.

Para qualquer esclarecimento, é só nos enviar uma mensagem. 


Saudações e Sucesso Sempre, 

#SOSdoEngenheiroCivil 🙏 🇧🇷 🙏