sábado, 16 de janeiro de 2016

Jorge Paulo Lemann: História, Pensamentos, Reflexões e Frases Inspiradoras




Nome completo: Jorge Paulo Lemann 

Objetivo deste Tópico: Discutir sobre pensamentos, regras, frases e reflexões proferidas por este Genial Empresário que vem servindo como um excelente e inspirador exemplo para as Novas Gerações do Mundo inteiro pelo seu perfil Arrojado, Inovador e, principalmente,  voltado para a Valorização, Treinamento e Capacitação das Pessoas.

Provavelmente, muitos dos erros que cometemos em nossas decisões estratégicas poderiam ser evitados se as suas regras, Pensamentos, Conselhos e, principalmente,  as suas Atitudes de Gestão Corporativa fossem sistematicamente: Estudadas, Discutidas, Compreendidas, Assimiladas e, na medida do possível, colocadas em Prática até que o tempo as transformassem em nossos Hábitos. 

Nascimento: Rio de Janeiro/RJ, Brasil, em 26 de agosto de 1939. 

Resumo Biográfico: Jorge Paulo Lemann é o brasileiro mais rico do país, com uma fortuna estimada em US$ 17,8 bilhões, segundo o ranking da Forbes.

Ele e os seus sócios Beto Sicupira e Marcel Telles são donos de algumas das maiores empresas do mundo e praticam, diariamente, o lema: “Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”.

Ele diz ter três metas de vida: deixar algum marco significativo na área de educação, empresas sólidas com possibilidades de se perpetuarem e uma família produtiva que tenha responsabilidade sobre aquilo que receber.

Lemman acredita profundamente na educação e no empreendedorismo como a base para um país andar para frente. Não é à toa que se dedica a projetos como a Fundação Estudar, Fundação Lemann, Khan Academy e a própria Endeavor.

Em 1971, Lemann fundou o Banco Garantia. Hoje, ele possui participação em empresas como AB InBev, Burger King, Heinz e o fundo de investimento 3G Capital.

Ele atribui o seu Sucesso a seguinte Premissa: "Tenha ao seu lado profissionais melhores que você".

Lemann acredita que Trabalhar em equipe sempre foi algo essencial e característico das empresas que adotam a meritocracia, por isso ele e seus sócios levaram em consideração a necessidade de contratar profissionais excepcionais e que fossem “melhores do que eles”, como eles sempre dizem. As contratações eram feitas com essa premissa desde o início.Essa ideia, somada à disposição de trabalhar incessantemente, criou uma geração de profissionais obcecados pelo cumprimento de metas e por desafios cada vez maiores. Quem quisesse se juntar a essa turma precisava ser muito bom, além de trabalhar muito .Muita gente seguiu em frente, mas muitos também desistiram logo no início.

Pensamentos:

1. “Gostamos de pessoas que andam sozinhas. Preferimos aquele profissional que nós sabemos que vai criar algum problema, porque vai querer andar um pouco sozinho e vai fazer alguma besteira até. Eu não gosto tanto daquele soldado disciplinado que só vai fazer a coisa quando tiver uma ordem ”.

2. “ O maior risco é não correr riscos, não dá para ficar sem correr nenhum risco, senão você não faz nada ”.

3. “ Os pais educam os filhos para que dê sempre tudo certo. E esquecem que, fazendo besteira se aprende muita coisa também. Deixem os filhos fazerem burradas ”.

4. “ Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho ”.

5. “ Sonhe grande, pois ter sonhos grandes dão o mesmo trabalho dos sonhos pequenos ”.

6. “Tenham foco, vocês tem que escolher em algum momento. Escolham aquilo que são bons e que gostam de fazer, porque aí vocês vão conseguir fazer bem. Todas as pessoas de sucesso que conheci eram focadas ”.

7. “ A coisa nunca é uma linha reta, sempre tem altos e baixos. O importante é aprender com as dificuldades e sempre ver nas dificuldades uma oportunidade ”.

8. “ Tenha ao seu lado profissionais melhores que você ”.

9. “ O bom é inimigo do ótimo ”.

10. “ Boas pessoas, trabalhando como um time e com objetivos comuns, é o mais importante e diferenciador ativo de um negócio ”.

11. “ Damos uma importância muito grande para a ética. As pessoas podem ser diferentes, podem vir de origens diferentes, podem ter qualquer religião mas tem que ser ético. Se não é ético, não dá pra trabalhar ”.

12. “ O empreendedor tem que dar grande importância ao tópico de gente. Geralmente, ele olha mais para custos e vendas e contrata alguém de RH para se ocupar do assunto. Gente é algo em que o dono tem que estar envolvido ”.

13. “ O Brasil nunca é tão bom quanto poderia ser, mas também não é tão ruim quanto falam. Podemos não estar no melhor momento, mas as maiores operações que tivemos foram em época de Crise. O mercado e os empreendedores do Brasil são muito bons, então é melhor olhar para frente, ver como aproveitar qualquer dificuldade e o que é possível fazer a mais para superá-la ”.

Veja também:





Participe desta Corrente, Siga-nos e divulguem para os seus Colegas através do Google + e também, convide-os para seguir a Página do SOS do Engenheiro Civil no Facebook através do Link:


Saudações & Sucesso,


Blog patrocinado pela PLANORDICON Engenharia, Gerenciamento e Qualidade